Pular para o conteúdo principal

Palhaços em filmes de terror


Palhaços em filmes de terror


Chega a ser ironia que os palhaços criados para transmitir alegria e fazer as pessoas rirem também possam causar medo, mas o medo de palhaços tem até nome: coulrofobia. Não é a toa que vários filmes de terror já exploraram esse medo de palhaços.


Neste tópico vou citar os filmes de terror que assisti que eu me lembro que possuem palhaços. Com certeza existem outros e se alguém se lembrar de mais algum é só postar.




1) It - uma obra prima do medo:


[IMG]


Baseado num livro do Stephen King, It foi lançado como uma minissérie nos Estados Unidos e chegou diretamente em vídeo ao Brasil com o subtítulo "uma obra prima do medo". Depois passou no SBT, se não me engano.
Eu assisti este ótimo filme em vídeo mesmo.



Quem assistiu It com certeza se lembra do assustador palhaço Pennywise, que aterrorizava a garotada de uma cidadezinha do Maine nos Estados Unidos e 30 anos mais tarde retorna para desespero das crianças já adultas.




2) Poltergeist:


[IMG]


Quem se lembra da cena em que o palhaço de brinquedo do garoto o ataca ? Assustou muita gente na época.




3) Spawn, o soldado do inferno:


[IMG]


Não considero Spawn, baseado no personagem de quadrinhos da Image Comics, um filme de horror, mas acho que o cruel, nojento e completamente insano palhaço interpretado pelo John Leguizano merece ser citado aqui.




4) Palhaços Assassinos (Killer Klowns From Outer Space):


[IMG]


Até o Cine Trash exibir e reprisar algumas vezes esta pérola dos filmes B dos anos 80, pouca gente tinha visto. O filme saiu em vídeo no Brasil no início dos anos 90 e eu só me interessei em alugar a fita quando li uma breve resenha numa revista SET especial de ficção e terror falando bem dele. Cult total !



Os palhaços do filme, como o título original indica, vêm do espaço sideral. Um meteoro cai numa cidadezinha e em seu lugar surge um circo, que serve para os palhaços alienígenas atraírem a molecada. A maneira como eles atacam as pessoas é mais divertida que assustadora e o filme obviamente não é para ser levado a sério.



Baixo orçamento e muita criatividade.




5) Parque Macabro (Carnival of Souls): 


[IMG]


Quando aluguei este filme eu esperava algo como "Pague para Entrar e Reze para Sair" e fiquei decepcionado. Nem sabia que era refilmagem de um filme homônimo de 1962, que dizem ser muito melhor do que este, mas eu não sei se tem palhaço.



Parque Macabro conta a história de uma jovem que vê sua mãe ser estuprada por um palhaço e passa a ter pesadelos quando o circo retorna a cidade.



Na caixinha da fita aparecia com destaque o nome do Wes Craven para atrair os incautos e ele realmente é um dos produtores executivos do filme, mas acredito que nem tenha perdido tempo em ver o filme pronto.




6) O Palhaço Assassino (The Clown at Midnight):



[IMG]


Não confunda com Clownhouse, que possui o mesmo título em português. Este aqui eu vi na TNT. Tem 2 atores conhecidos: Christopher Plummer e a Margot "Lois Lane" Kidder, que está parecendo um maracujá de gaveta de tão velha.



O filme começa com um palhaço matando uma cantora de ópera. Anos depois um grupo de jovens vai ensaiar no mesmo teatro aonde aconteceu a tragédia. Entre os jovens está a filha da atriz assassinada.



O palhaço atacará de novo e matará os jovens um a um ? Provavelmente sim, mas após quase uma hora de filme sem morrer ninguém e com uma cena de sexo onde a jovem transa de calcinha (!?) e sutiã, eu desliguei a TV.




7) Palhaço Assassino (Clownhouse):


[IMG]


Assisti este filme por engano, já que o Jornal da TV (na época se chamava jornal e não revista, o que era um nome bem mais apropriado) havia anunciado como "Palhaços Assassinos" na Band. Este filme não chega a ser um clássico como "Palhaços Assassinos", mas é muito bom e os palhaços psicopatas assustam de verdade.



Eu perdi o início quando assisti pela primeira vez na Band, mas tive a oportunidade de rever o filme inteiro há pouco tempo na MGM.



Três fugitivos de um sanatório matam 3 palhaços de verdade, vestem as roupas deles e tocam o terror.




8) A Casa dos Mil Corpos / Rejeitados pelo Diabo:


[IMG]


Rob Zombie foi beber na fonte dos filmes de terror dos anos 70, com personagens hippies e desajustados, uma cidadezinha nos cafundós dos Estados Unidos e uma família de degenerados. Quadrilha de Sádicos e Massacre do Texas, principalmente este, serviram de inspiração para ele criar A Casa dos Mil Corpos e a família retornaria em Rejeitados pelo Diabo.



Capitão Spaulding (Sid Haig) é o palhaço patriarca da maluca família Firefly.




9) Fast Food da Morte (Drive Thru):


[IMG]


Filme de terror clichê com mortes violentas que assisti no Telecine Action.



Um palhaço de chifres, mascote do drive-thru Hellaburger, aparece do nada matando quem lhe dá na telha.



Os jovens são todos maconheiros e o palhaço não perdoa. Tem decapitação, corpo cortado ao meio, estômago pulando pra fora, cara retalhada, cara tostada e por aí vai. O filme tem um jeitão bem trash. É um slasher movie que promete lançar um novo serial killer: o palhaço assassino Horny, the clown.




10) Diversão Macabra (Amusement):


[IMG]


Um maluco quer se vingar de três amiguinhas da época do colégio. A segunda delas, a loira Thabita, vai tomar conta de duas crianças numa casa repleta de palhaços dos mais diversos tamanhos e formas. Só que um dos palhaços não é de brinquedo.



O filme é fraco, mas a história acima é legal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 atrações do circo dos horrores parte 2

6. Oddity Fat & Skinny Man, os “boxeadores circenses” Oddity Fat  &  Skinny Man  eram famosos na década de 1900 como os boxeadores circenses. Isto por causa das exageradas medidas de seus corpos, um era baixo e muito gordo, o outro alto e magro demais. As apresentações deles eram artísticas e hilárias, eles não se espancavam no palco, mas arrancavam boas gargalhadas do público. 7. Fred Wilson, o “garoto-lagosta” Nascido nos estado norte-americano de Massachusetts em 1866, Wilson era uma das principais atrações de um circo na época. Ele era portador de uma condição chamada ectrodactilia, que fazia com que os afetados nascessem sem o dedo central nas mãos ou pés – que acabavam parecendo com as pinças de lagostas e caranguejos. 8. Josephene Corbin, a mulher de “quatro pernas” Josephene Myrtle Corbin foi uma mulher americana célebre por ter sido uma atração de circo. Corbin ficou famosa por ter quatro pernas e duas vaginas como defeito de nascença, provavelmente

20 atrações do circo dos horrores

Uma das maiores formas de entretenimento de nossos antepassados eram os espetáculos circenses. Nestes shows, não eram apenas os animais que eram cruelmente maltratados nos bastidores, haviam também humanos com deformações que, apesar de não serem maltratados como os animais, eram explorados pelos donos dos circos que tiravam proveito de duas deformações para enriquecerem, e estas pessoas eram muitas vezes os pontos altos do espetáculo. A presença deste tipo de atração nos circos revelava uma verdade que muitos não admitem, apesar de verdadeira: nós humanos somos instintivamente fascinados por coisas bizarras ou esquisitas demais, principalmente quando esta “atração” é relacionada a outros humanos. Isso é tão verdade, que sua curiosidade levou você leitor até a esta lista. Encontramos 20 pôsteres dos mais famosos e bizarros artistas de circo de todos os tempos. Veja todos a seguir: 1. Mirin Dajo, o “alfineteiro” humano Na década de 1940, Dajo era conhecido por suas performance

Palhaços assassinos filmes trash parte 1 - palhaços assassinos do espaço sideral